Gasmig anuncia investimento de R$ 1 bilhão em projeto de biometano no Triângulo Mineiro

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) selecionou a Geomit para liderar a implantação de um ambicioso projeto de biometano no Triângulo Mineiro. Com um investimento estimado em R$ 1 bilhão, a iniciativa visa expandir a oferta de combustíveis sustentáveis em Minas Gerais. A operação terá como base a Usina Vale do Tijuco, unidade da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) localizada em Uberaba, garantindo o fornecimento inicial por meio de um contrato de dez anos.
Antes do início das obras físicas de infraestrutura, previsto para 2028, a Gasmig adotará um modelo de "gasoduto virtual". Nessa fase inicial, o gás comprimido será transportado por carretas especiais diretamente da unidade produtora até os principais centros industriais de consumo. Essa logística inovadora permite o abastecimento imediato das demandas regionais enquanto a malha de dutos permanentes é planejada.
A construção definitiva contará com cerca de 400 quilômetros de dutos físicos, integrando a região de forma robusta ao sistema de gás renovável. Segundo a diretoria da companhia, a chegada dessa alternativa energética sustentável aumenta a competitividade do Triângulo Mineiro, funcionando como um diferencial estratégico para atrair novas indústrias e acelerar a criação de postos de trabalho qualificados.
O projeto também coloca a região em sintonia com a Lei do Combustível do Futuro, diretriz federal que estabelece metas graduais para a inserção de gás renovável na rede de distribuição brasileira até 2034. A Geomit, consórcio formado pela Mitsui Gás e Energia do Brasil e a Geo bio gas&carbon, assumirá formalmente a estruturação da malha e a logística do empreendimento. A assinatura oficial do contrato está programada para junho de 2026. Com informações de Regionalzão.


