Economia

Jogo do Brasil na Copa deve reduzir consumo de energia em 20% no Triângulo e Alto Paranaíba

·há 2h
Jogo do Brasil na Copa deve reduzir consumo de energia em 20% no Triângulo e Alto Paranaíba
Jogo do Brasil na Copa deve reduzir consumo de energia em 20% no Triângulo e Alto Paranaíba

O confronto decisivo entre Brasil e Japão pela Copa do Mundo de 2026, marcado para a próxima segunda-feira (29) às 14h, deve provocar uma queda acentuada de 20% no consumo de energia elétrica em Minas Gerais. Projeções da Fiemg indicam que a paralisação de indústrias e comércios durante a partida altera drasticamente a carga do sistema, repetindo uma tendência de redução que vem crescendo desde a estreia da seleção no torneio.

Historicamente, a demanda de eletricidade recua conforme o Brasil avança na competição. Enquanto na estreia a queda foi de 9%, o índice subiu para 14% no último jogo. O fenômeno é explicado pela desaceleração das atividades produtivas e pelo fechamento temporário de estabelecimentos comerciais, enquanto a população se concentra em frente às televisões para acompanhar a transmissão ao vivo do mundial.

O principal desafio técnico para operadoras como a Cemig não é apenas a queda, mas a velocidade da retomada do consumo logo após o apito final. Em partidas anteriores, a demanda cresceu o equivalente a todo o consumo do estado de Minas Gerais em menos de 20 minutos. Esse pico súbito exige manobras rápidas das equipes técnicas para evitar sobrecargas e garantir que não ocorram instabilidades na rede de distribuição regional.

Outro fator crítico apontado por especialistas é o horário da partida. Às 14h, a geração de energia solar fotovoltaica está em seu pico máximo no Brasil, coincidindo com o momento de menor consumo industrial. Esse desequilíbrio entre alta oferta e baixa demanda exige um monitoramento rigoroso dos centros de operação para manter a estabilidade energética em cidades polos como Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas.

Com informações de Regionalzão.